Prodam realiza prospecção para implantar soluções de conectividade nos municípios participantes do “Amazonas Presente”

O diretor-presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), João Guilherme de Moraes Silva, integrará a comitiva da nova edição do “Amazonas Presente”, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto, nos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença. Durante a viagem, João Guilherme terá reunião com autoridades e realizará estudos de viabilidade para a implantação de uma infraestrutura de conectividade na região do Alto Solimões.

 As localidades a serem visitadas estão na área de influência do programa Amazônia Conectada, e a ideia é que o Governo do Estado realize a instalação de pontos de presença, locais onde ficam armazenados equipamentos de telecom, que tornarão possível a distribuição do sinal de internet do Programa para os municípios. Os estudos a serem realizados nos municípios integram o projeto Rede Estadual de Telecomunicações, que visa abrir caminhos para que municípios do interior tenham acesso à internet com melhor qualidade.

 Entre as ações previstas para a implantação da Rede Estadual de Telecomunicações, estão a utilização das fibras óticas do gasoduto Coari-Manaus, a parceria com o Exército Brasileiro no programa Amazônia Conectada e o uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado pelo Governo Federal em 2018.

 Programa – O “Amazonas Presente” foi lançado no final de maio pelo governador Wilson Lima, com a proposta de levar para mais próximo da população do interior os serviços oferecidos pelas secretarias estaduais. A primeira edição da iniciativa atendeu aos municípios de Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, no Baixo Amazonas.

 Nesta edição, a iniciativa atenderá moradores de Tabatinga – que servirá de polo das atividades e onde será instalado gabinete temporário do Governo do Estado –, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Benjamin Constant, todos na Calha do Alto Solimões.

 A proposta da ação itinerante é chegar aos 61 municípios do interior, levando serviços nas oferecidos serviços nas áreas de saúde, cidadania, fomento, segurança no trânsito, atendimento ao consumidor e assistência social.

 

Compartilhar
Artigo anterior
Prodam abre as portas e recebe mais de 250 jovens em visitas técnicas
Próximo artigo
Delegacia Interativa de Polícia de Coari adota sistema informatizado de segurança pública

Artigos relacionados

Indisponibilidade Temporária de Ligações Externas

Pular para o conteúdo