Colaboradores da PRODAM foram eleitos para a diretoria do Instituto de Gerenciamento de Projetos, Capítulo Manaus (Project Management Institute – PMI), que é o braço institucional no Amazonas e região Norte da maior organização mundial de Gerenciamento de Projetos. O PMI tem o objetivo auxiliar no desenvolvimento de profissionais e organizações públicas e privadas, visando ao crescimento socioeconômico das localidades onde atua.
A nova Diretoria do PMI Amazonas é composta por profissionais vinculados a diferentes instituições públicas e privadas e que atuam no PMI como voluntários. Dentre os quais, estão os analistas da PRODAM, Daniel Tadeu Martinez, que assumiu a Diretoria de Certificação; e Renato Borges, responsável pela Diretoria de Comunicação. Também compõem a Diretoria os especialistas Tânia Jesini, presidente; Victor Raposo, vice-presidente; Claudia Tocantins, diretora Administrativa Financeira; Érico Sabino, diretor de Filiação; e Camila Borges, diretora de Operações. A Diretoria atuará no biênio 2014/2015.
Daniel Tadeu explica que a proposta da entidade é, em linhas gerais, disseminar boas práticas de gestão de projetos, junto a instituições públicas e privadas de diferentes segmentos. Busca, ainda, qualificar profissionais por meio de treinamentos e certificações, que atestam o conhecimento técnico dessas práticas de padrão internacional de qualidade. Conforme frisa Tadeu, o profissional certificado é capaz de executar projetos com maior eficiência.
Renato Borges disse que um dos novos desafios da atual Diretoria é divulgar a importância desses conhecimentos de excelência para as organizações locais. “Ainda estamos em fase de planejamento das atividades que serão desenvolvidas neste ano, no entanto, já sabemos que deveremos intensificar as ações de treinamento e de aproximação com as organizações, para despertar o interesse desse público pelo tema”, adiantou.
Para Daniel Tadeu, compor a Diretoria do PMI Amazonas também coloca a PRODAM em patamar de destaque quanto a manter em seu quadro funcional profissionais qualificados e certificados nas melhores práticas de gestão de projetos. Na avaliação de Borges, trata-se, também, de uma espécie de reconhecimento profissional, já que a Diretoria foi eleita de forma democrática entre profissionais vinculados ao PMI local. “Temos, ainda, a oportunidade de nos juntar a grandes líderes de projetos de outras empresas, aprendendo com eles e compartilhando a nossa experiência de sucesso com os projetos coordenados pela PRODAM, em vários segmentos”, destaca.
O PMI Amazonas, fundado em 03 de setembro de 2003, é o único capítulo da região Norte. A entidade é vinculada à maior organização mundial de Gerenciamento de Projetos, chamada PMI, e tem o objetivo de desenvolver junto a organizações e profissionais da região a competência de gerenciamento de projetos. Outras informações estão disponíveis no site: www.pmiam.org.