Novo presidente assume o desafio de liderar mais de 300 colaboradores e manter a Prodam na vanguarda da transformação digital no setor público
Ransés Gadelha Bezerra assumiu na última sexta-feira (05/09) a presidência da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e pós-graduado em Auditoria Interna e Controle Governamental, Ransés inicia sua nova fase com mais de 13 anos de experiência no setor público.
Ao longo da carreira, ocupou funções estratégicas nas áreas de controle e gestão, incluindo cargos de assessoramento, chefia de departamento e posições executivas.
Entre 2021 e 2025, esteve à frente de cargos de liderança na Secretaria de Estado de Administração e Gestão, onde atuou como Secretário Executivo Adjunto de Gestão de Patrimônio e Gastos Públicos e, posteriormente, como Secretário Executivo de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos
Ransés assume a Prodam com o desafio de liderar mais de 300 colaboradores e conduzir a empresa em sua trajetória de expansão, inovação e fortalecimento como referência em tecnologia e serviços digitais para o setor público.
Balanço
Ransés Gadelha Bezerra sucede Lincoln Nunes da Silva, que esteve à frente da Prodam desde novembro de 2020. Durante sua gestão, a empresa ampliou seu leque de clientes, incluindo importantes parceiros privados, e registrou crescimento contínuo no faturamento, alcançando recordes históricos.
Lincoln promoveu a modernização do parque tecnológico da Prodam, tornando a empresa referência nacional como uma das empresas públicas de tecnologia mais modernas do país. Entre as conquistas mais expressivas de sua administração destacam-se as certificações ISO 27001eISO 27701 para os processos de desenvolvimento e datacenter da Prodam — feito inédito no Brasil entre empresas públicas de tecnologia, que consolidou a Prodam como referência em segurança da informação e proteção de dados.
Durante sua gestão, a Prodam realizou concurso público com oferta de 50 vagas, que possibilitou a contratação de novos talentos e o fortalecimento do corpo técnico da instituição.
Em julho de 2025, coordenou a realização do Tech Gov Norte, evento que reuniu mais de mil profissionais de tecnologia e gestão de toda a região Norte para debater tendências e boas práticas em TI. E, em setembro deste ano, o Amazonas foi reconhecido como o estado que mais evoluiu na oferta de serviços digitais no país, conquistando o 1º lugar na categoria de maior variação nominal da 6ª edição doÍndice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD).
Sempre com foco na eficiência e na sustentabilidade financeira, sua administração também viabilizou a aquisição de equipamentos de tecnologia por meio dos incentivos da Zona Franca de Manaus, garantindo maior competitividade à empresa.