Programa de Privacidade e Segurança da Informação do MGI é adotado por todas as associadas da ABEP-TIC

O Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), ganhou novo alcance em 2025 ao ser incorporado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A iniciativa partiu do Grupo de Trabalho de Segurança da Informação (GT-SI) da entidade e teve como objetivo avaliar o grau de maturidade de suas associadas no tema.

A pesquisa foi realizada em maio e contou com a participação de 100% das filiadas — as empresas públicas de TIC das 26 unidades da federação e do Distrito Federal. Os resultados foram apresentados no dia 5 de agosto, durante a 137ª Reunião do Fórum dos Diretores Técnicos (RFDTE), em Brasília.

Com base nesse diagnóstico, o GT-SI utilizará o PPSI para estruturar o plano de trabalho do próximo período, permitindo também que cada associada faça uso independente da ferramenta, de acordo com seu nível de maturidade e necessidades específicas.

No dia seguinte à apresentação, em 6 de agosto, a coordenação do GT-SI da ABEP-TIC se reuniu com o diretor de Privacidade e Segurança da Informação da Secretaria de Governo Digital, do MGI, para compartilhar os resultados da adesão ao programa e alinhar ações conjuntas para o futuro. O encontro reforçou a parceria entre a ABEP-TIC e o MGI na promoção de práticas de segurança da informação e proteção de dados no setor público.

“O uso do PPSI em todas as nossas associadas representa um passo importante para fortalecer a cultura de segurança e privacidade nos estados e no Distrito Federal, alinhando-nos às diretrizes nacionais e preparando as organizações para novos desafios digitais”, destacou Lílian Gibson dos Santos, coordenadora do GT-SI da ABEP-TIC e gerente de Segurança da Informação e Qualidade da PRODAM/AM.

Compartilhar
Artigo anterior
Fronteiras, rios e cabos: Amazonas vira novo hub de conectividade do Brasil
Próximo artigo
Ministério da Saúde incorpora aplicativo Malariatrat como referência no tratamento da malária

Artigos relacionados