SECTI-AM e PRODAM assinam acordo de cooperação com a Telebras

O Governo do Amazonas assinou um acordo de cooperação técnica com a Telebras, para integração de redes de fibra ótica no Estado. O acordo viabiliza a utilização da fibra ótica do gasoduto Coari-Manaus pelo governo estadual, que irá ampliar os serviços de internet banda larga para os sete municípios que ficam no traçado do gasoduto.

A ação faz parte do processo de implantação da Rede Estadual de Comunicação, que permite a transmissão de dados entre órgãos do Governo do Amazonas. O governo poderá, também, levar o Programa Amazonas Digital, que irá disponibilizar internet sem fio banda larga gratuita à população, nos municípios que estão sob a influência do gasoduto – Coari, Anamã, Anori, Codajás, Manacapuru, Iranduba e Caapiranga.

O trabalho de implantação da Rede Estadual de Comunicação no interior é uma ação coordenada pelas Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI/AM), de Planejamento (SEPLAN) e de Educação (SEDUC) e executada pela empresa Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM), responsável pela Política de Tecnologia da Informação e Informática do Governo do Estado.

De acordo com o diretor presidente da PRODAM, Tiago Paiva, mais de 300 órgãos das esferas estadual, municipal e federal serão beneficiados com a implantação da rede. “A próxima etapa do processo de implantação é o lançamento das licitações públicas, que permitirão a aquisição dos equipamentos, para expansão da infraestrutura de comunicação”. A previsão é que essa fase do processo seja concluída, ainda neste ano. 

 O acordo com a Telebras está inserido, também, no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal. Neste sentido, o convênio também buscará o fornecimento de internet rápida para órgãos do governo federal locais, além de prover infraestrutura de telecomunicações para futuros eventos esportivos.

No campo da administração estadual, a proposta é que os órgãos governamentais estejam interligados por meio desta infraestrutura de comunicação convergente, capaz de transportar simultaneamente dados, imagens e voz. A Rede Estadual de Comunicação, entre outros benefícios, possibilita o desenvolvimento de projetos que necessitem de alta capacidade de banda de comunicação, como videoconferência, telemedicina, ensino à distância e telefonia sobre IP (protocolo de comunicação da internet), graças à infraestrutura central básica de suporte. Segundo Tiago Paiva, com o aumento da velocidade de comunicação entre os órgãos há um ganho maior de eficiência e produtividade dos sistemas de gestão da administração pública.

Na avaliação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, a ação é estratégica para o Estado e vai possibilitar a conexão de hospitais, escolas e postos de saúde, em especial do programa Telessaúde. “Imagine um médico da capital poder orientar à distância um enfermeiro durante uma emergência, pois está vendo o paciente, a situação e interagindo na hora. É o primeiro ‘pé’ da Telebras no Amazonas. Isso vai promover uma revolução no Estado”, comentou.

Em Manaus, o sistema de comunicação do Governo já interliga 80 órgãos, por meio do sistema de cabeamento de fibra ótica, que tem mais de 60 quilômetros de extensão. No interior, a previsão é que a Rede interligue mais de 300 órgãos e para isso, a rede passará a ter 600 quilômetros. Na capital a rede comporta o tráfego de dados de inúmeros departamentos de Governo, como o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e da Delegacia Geral, que são alguns dos principais usuários do sistema. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) e as secretarias de Estado de Saúde, Educação, da Fazenda e de Governo (Susam, Seduc, Sefaz e Segov) também adotaram a rede como sistema de comunicação interinstitucional.

Compartilhar
Artigo anterior
Comitiva da Secretaria Extraordinária de Segurança para grandes eventos visita a PRODAM
Próximo artigo
PRODAM nos preparativos para o Festival Folclórico de Parintins

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo