O Sistema de Gestão Sócio-habitacional (SGSH), desenvolvido pela PRODAM, foi entregue à SUHAB em janeiro deste ano após passar por adequações. Em produção desde julho de 2017, o SGSH foi melhorado em suas funcionalidades para maior adequação às características dos processos da Superintendência.
O objetivo do SGSH é administrar as informações do Estado sobre habitação. Com as atualizações, acredita-se que será possível uma administração que, além de digital, terá mais transparência, celeridade e eficiência.
Na prática, a gestão dos processos habitacionais ocorrerá com maior controle tanto pela Superintendência quanto pelo cidadão. “O sistema permite a gestão de cadastros dos cidadãos que almejam participar dos programas habitacionais, com regras rígidas e complexas para detecção de anomalias. Isso previne ações irregulares na concessão de moradias e indenizações, oferecendo maior transparência, gestão e controle à SUHAB e à sociedade.
Controle – De acordo com o gerente do projeto, Jonatas Oliveira, o sistema chega a se assemelhar ao SPROWeb, nas devidas proporções. “Nossas últimas entregas referem-se ao controle de processos/protocolos, algo semelhante ao Sproweb, mas com consideráveis ajustes ao contexto único da SUHAB”, ressaltou.
Entre as próximas entregas do projeto está a disponibilização da consulta de processos aos cidadãos, via portal do órgão.