SQSI 2013 superou expectativas da organização

Realizada entre os dias 11 e 14 de novembro, a Semana da Qualidade e Segurança da Informação (SQSI) teve avaliação positiva pela equipe de organização. Com 13 palestras e um minicurso na programação, a SQSI 2013 atendeu as expectativas dos participantes e palestrantes.

De acordo com a líder de projetos de certificações de segurança da PRODAM e uma das organizadoras do evento, Lilian Gibson, o número de participantes da SQSI 2013 foi de aproximadamente 300 pessoas, sendo 50% de participações de colaboradores e terceirizados da PRODAM e 50% de participantes externos, entre eles: órgãos do governo do estado, forças armadas, estudantes, empresas privadas e particulares. A somatória de cada palestra contabilizou 679 presenças durante todo o evento.

“Desta forma, temos uma participação de 38% somente dos colaboradores da PRODAM no evento. Se comparados aos percentuais de participação de 24% em 2011 e 16% em 2012, temos um aumento de 60% na participação interna em relação a 2011 e de mais de 100% quando comparado à presença obtida no ano de 2012”, comparou Lilian.

Ainda de acordo com os dados, a SQSI 2013 teve uma média de 50 pessoas em cada palestra, tendo esse número elevado para 70 participantes nas palestras mais concorridas. Numa escala de A à D, os dados apontam que 90% das palestras foram avaliadas com conceito A e B, resultando em uma nota 9,28 na avaliação geral do evento feita pelos participantes.

Este ano o evento teve a participação de palestrantes externos de qualificação e renome nacional. Entre eles o minicurso de IPV6, ministrado pelo gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.BR, Antônio M. Moreira, e as palestras da Oficial de Inteligência da ABIN, Bárbara Lima, da advogada do Escritório Opice Blum, Camilla do Vale Jimene e do Assessor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Alcimar Sanches Rangel.

A participação de palestrantes da PRODAM, de acordo com a organização evento também contribuiu para o resultado positivo da SQSI 2013, abordando temas atuais como cenário de ameaças internacionais, novas tecnologias para o desenvolvimento da segurança. Os palestrantes internos puderam apresentar aos participantes, principalmente os externos, o funcionamento e os procedimentos de segurança adotados na empresa.

O supervisor de teste de software da PRODAM, Kleitor Franklint, ministrou três palestras e fez uma avaliação sobre a SQSI 2013. “Foi um evento alegre, bem organizado que aproximou as pessoas à PRODAM, com temas muito interessantes e extremamente atrelados à realidade tecnológica da proposta do evento e a algumas necessidades atuais do mercado”, frisou.

Entre os colaboradores que estiveram presentes, está o programador Wandercleber Oliveira, que assistiu à palestra sobre Desenvolvimento Seguro de Aplicações, ministrada pelo chefe da Fábrica de Software da PRODAM, José Salvador, “A palestra serviu para mostrar o grau de qualidade e segurança no desenvolvimento de software e conscientizar profissionais e clientes que esta preocupação é constante desde o início do processo”, relata.

Para Lilian, a SQSI 2013 obteve boa aceitação porque abrangeu os setores de infraestrutura e tecnologia, desenvolvimento, além da área administrativa. “Nós tivemos seis palestras, aprofundando o tema de desenvolvimento de softwares e segurança, baseados no programa de qualificação do desenvolvedor da PRODAM, para que eles pensem na segurança da informação como prioridade desde o início dos projetos”, destacou.

Confira a galeria de imagens do evento.

Confira algumas das apresentações da SQSI 2013.

Compartilhar
Artigo anterior
Colaborador da PRODAM palestra no 4º Congresso de Gerenciamento de Projetos da Amazônia
Próximo artigo
PRODAM ministra palestra para alunos da Uniasselvi

Artigos relacionados

Pular para o conteúdo