Com o tema Cidades Inteligentes, a 5ª edição do Startup Weekend Manaus que ocorre nos dias 10, 11 e 12 de março, vem neste ano com a proposta de estimular soluções que possam proporcionar benefícios para a capital nas mais diversas áreas, além de incentivar um maior intercâmbio entre iniciativa privada e poder público visando a viabilidade dos projetos desenvolvidos durante a imersão.
“É importante os governos apoiarem e estarem próximos do desenvolvimento da cultura empreendedora que o evento propõe. O Startup Weekend tem como principal característica ser um evento para a educação empreendedora, independente do tema. Propor um ambiente livre onde se pode avaliar os problemas da sociedade como um todo e consequentemente trabalhar para propor inovadoras soluções. Mais importante do que os projetos que são conceituados durante as 54 horas, que pode dar certo ou não, é o conhecimento adquirido e desenvolvido, a experiência vivenciada pelos participantes e o ciclo de relacionamento, um networking estabelecido”, destacou um dos organizadores do Startup Weekend Manaus, José Muritiba.
O evento funciona da seguinte forma: serão formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí, serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. Haverá a participação de mentores, jurados, oradores e investidores. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.
Diferentemente das outras edições, esta ficou limitada a 60 participantes. Muritiba explica que a redução se deu pela necessidade de focar em um público mais específico como desenvolvedores, designers e pessoas da área de negócios. “Levamos em conta feedbacks de organizadores que já realizaram o Startup Weekend em outras cidades e com a mesma temática. A comunidade organizadora a nível nacional é muito engajada e se comunica bastante, isso ajuda a modelar o evento a fim de não dispersar esforços”, salientou.
Um dos temas mais recorrentes nas edições estaduais do evento tem sido a Mobilidade Urbana. Diante disso, os organizadores acreditam que o evento gerará resultados bem efetivos para os problemas vivenciados diariamente pelos moradores da cidade. “Esperamos que os participantes reflitam sobre nossos problemas e dificuldades e se dediquem em propor soluções inovadoras, soluções que realmente possam facilitar a vida dos manauaras. Acreditamos muito que o conceito empreendedor estimulado no evento é um inteligente caminho a fim de atender as demandas das cidades e da sociedade como um todo”, afirmou José.
Idealizador do app ‘Get Delivery’, o designer Fernando Serdezelo ficou em 1º lugar na edição de 2015 do Startup Weekend Manaus. Ele explica como foi importante a experiência. “Tudo o que nós vivemos naquele final de semana foi uma vivência incrível, demos o nosso melhor e por isso ganhamos o troféu, toda a equipe evoluiu e tudo graças ao evento”, disse. O aplicativo é um facilitador de transportes de pequenos objetos.
Parceria – A PRODAM disponibilizará dados do Portal da Transparência referentes à folha de pagamento e diárias de passagens, para que os participantes do evento proponham soluções e possam contribuir para melhorar o dia a dia na cidade. As informações serão disponibilizadas através de uma interface de programação chamada API. Esse formato vai permitir aos participantes a utilização dos dados nos aplicativos desenvolvidos.
De acordo com o diretor técnico da Prodam, Daniel Tadeu Martinez Castello Branco, essa é a primeira vez que o Governo do Amazonas disponibiliza dados nesse formato para o público em geral. “Hoje o cidadão acessa o portal da transparência para analisar as informações do Governo, mas tem dificuldades em realizar análises ou desenvolver aplicativos com dados do Executivo. Atendendo à determinação do Governador José Melo, a meta da PRODAM é trabalhar com dados abertos, para que qualquer pessoa possa desenvolver aplicações que resolvam problemas do cidadão e que contribuam para o aumento do controle social”, disse.
Saiba mais sobre o SW
É uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países.
O Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis.
Neste ano, o evento tem o apoio da Finep e será realizado no Cardume Coworking, localizado na Rua das Orquídeas, 159, Conjunto Tiradentes, Aleixo.