Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Amazonas, a Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) vem atuando para prover a tecnologia necessária para que os órgãos estaduais continuem oferecendo, com qualidade, os serviços essenciais à população. Expansão de conectividade, hospedagem de sistemas e desenvolvimento de aplicativos foram alguns dos serviços já executados pela Empresa durante a pandemia.
Segundo o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, a tecnologia nunca foi tão necessária quanto agora. “A Prodam está presente, atuando em várias frentes, dando apoio aos órgãos estaduais para que não haja paralisação de serviços públicos. É isso que permite, por exemplo, que os serviços como o Detran Digital, que atende milhares de amazonenses, todos os dias, continue no ar”, afirmou.
Investimentos realizados pela Empresa antes da pandemia do Covid-19 foram imprescindíveis para que os serviços essenciais do Estado continuassem operando, conforme explica João Guilherme. “No final do ano passado, fizemos a aquisição de recursos tecnológicos que chegaram neste mês e vão garantir um upgrade de 60,5% nos recursos de disco físico, disco lógico, memória, CPU e servidores do nosso datacenter.
Conectividade – Logo no início da quarentena no Amazonas, assim que foi suspenso o atendimento presencial em órgãos públicos estaduais, a Prodam decidiu dobrar a capacidade dos circuitos de comunicação de dados que fornece aos seus clientes para garantir a operacionalidade dos serviços públicos digitais. Os primeiros órgãos beneficiados foram Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em 24 de março. Hoje, 15 de abril, todos as unidades do governo estadual que prestam atendimento ao público já operam com o link expandido.
Colaboração – Os investimentos feitos pela Prodam também alcançam os servidores públicos. De acordo com o João Guilherme, a empresa disponibilizou licenças da ferramenta de comunicação e colaboração Integra Amazonas aos servidores públicos estaduais.
“Para se manterem conectados e atuando em colaboração, mais de 13 mil servidores públicos hoje têm à sua disposição as ferramentas do Integra Amazonas, que agrega plataformas da Microsoft Office 365, como o Teams e o SharePoint. Elas permitem gerenciar reuniões, alinhar as ações da equipe e compartilhar documentos na nuvem, dentre outros recursos, inclusive com terceiros e parceiros”, disse.
Parcerias – Durante este período de pandemia, a Prodam também vem desenvolvendo parcerias com os órgãos. Entre os destaques está a hospedagem do hotsite coronavirus.amazonas.am.gov.br, desenvolvido especialmente para reunir e divulgar informações oficiais relacionadas ao Covid -19.
Outra parceria firmada foi com a TV Pública Encontro das Águas para quem a Prodam forneceu um circuito de comunicação de dados com internet dedicado de 50 Mbps. Com o link de internet, a emissora realizou a transmissão ao vivo das celebrações da Semana Santa, que neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, aconteceram sem a presença de fiéis.
A Prodam também está articulando, junto às empresas do Distrito Industrial, a doação de equipamentos de informática para o Estado. Com este trabalho, já conseguiu a doação de notebooks da marca Sony Vaio, doados pela empresa Positivo Tecnologia e da marca Samsung, doados pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia.
Os equipamentos já foram repassados para a Fundação de Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), onde deverão ser utilizados na prática de Telemedicina e para a Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM), onde os computadores estão sendo utilizados com o objetivo de reforçar as pesquisas de validação da medicação Cloroquina. Analistas de sistemas da Prodam também já receberam as novas máquinas e estão trabalhando no desenvolvimento de aplicativos para combater o novo coronavirus.
CONTATO: Assessoria de Comunicação da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam): Isabela Catarino (99127-4672/ isabela@prodam.am.gov.br).