Tecnologia da Prodam garante eficiência na concessão do benefício Pé-de-Meia, no Amazonas

A Processamento de Dados Amazonas S.A. é responsável pela automação e aprimoramento do sistema de concessão do benefício Pé-de-Meia, destinado a estudantes da rede pública de ensino de todo o país. O programa, implementado pelo Governo Federal, oferece apoio financeiro a jovens do ensino médio.

Em entrevista Diário Prodam, o gerente de sistemas da Prodam falou sobre o trabalho da empresa no processo de envio de dados entre os dois níveis de governo. Segundo Laranjeira, o processo começou de forma manual, com a utilização de planilhas, o que exigia grande esforço e recursos humanos. “Iniciamos nosso trabalho quando os dados eram enviados manualmente. A Prodam extraía as informações do Sigeam e entregava para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para revisar e submeter ao sistema federal”, explicou.

As planilhas foram enviadas por apenas três meses. Em julho de 2024, a Prodam concluiu o processo de automatização do envio de dados. A tecnologia utilizada hoje permite que os dados sejam extraídos e enviados de forma automática, com uma interface que possibilita à Seduc revisar as informações antes do envio final para o Ministério da Educação (MEC).

Sobre o projeto Pé de Meia

O programa é um incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público. 

O Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que podem ser sacados a qualquer momento, além de depósitos de R$ 1 mil ao fim de cada ano concluído, que o estudante só poderá retirar da poupança após se formar no Ensino Médio.

Compartilhar
Artigo anterior
Prodam ministra oficina sobre segurança cibernética no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025 
Próximo artigo
Investimentos do Prosamin+ promovem avanço na transformação digital do Amazonas

Artigos relacionados

Pular para o conteúdo