TJ-AM e PRODAM firmam parceria para levar celeridade aos processos do interior

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e o Governo do Estado, por meio da PRODAM, estão somando esforços no sentindo de garantir que os processos tramitados nas comarcas do interior do Amazonas tenham a mesma celeridade daqueles tramitados na capital.

Em reunião realizada no dia 09.03, na sede da Prodam, o Desembargador Paulo Cesar Caminha e Lima falou dos objetivos do órgão ao Diretor Presidente da PRODAM, Tiago Monteiro de Paiva. “Nossa intenção é levar o processo eletrônico para o interior do Amazonas, chegar de maneira rápida e eficiente a todos os locais onde temos que prestar jurisdição”, afirmou.

O presidente da PRODAM assegurou que as expectativas do órgão serão atendidas quando o governo do Amazonas começar a utilizar parte das fibras óticas do gasoduto Coari-Manaus. O uso das fibras é resultado do recém assinado Acordo de Cooperação Técnica entre Sect-AM, PRODAM, Telebrás e Petrobras, alinhado ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

O acordo prevê que todos os seis municípios localizado às margens do gasoduto – Coari, Codajás, Caapiranga, Anamã, Anori, Manacapuru e Iranduba passem a ter acesso a uma conexão de Internet de 30 megabits por segundo e link de dados de 1 gigabits por segundo.

“Com essa conexão será possível a breve implantação de sistema do processo virtual (eletrônico), com gravação de audiências em áudio e vídeo, inclusive, com disponibilização do acompanhamento do inteiro teor dos autos às partes e seus advogados, viabilização do peticionamento eletrônico e o acompanhamento do andamento processual em tempo real, com grandes benefícios para a prestação jurisdicional”, explicou o Desembargador Lima.

Membros do TJ-AM visitam as instalações da Prodam

Outros acordos, firmados no contexto da Rede Estadual de Comunicação, prevê a disponibilização de Internet de qualidade a outras regiões do estado. “Nossa meta é garantir que todas as áreas do Estado do Amazonas possuam Internet de qualidade e consequentemente levar políticas públicas aos cidadãos, o que inclui os serviços do judiciário”, afirmou Paiva.

Para que isso aconteça o governo do Estado está atuando em diversas frentes no intuito de garantir que a Internet de qualidade chegue a todos os municípios. Um convênio firmado no final do ano passado com a Sudam levará Internet para o município de Iranduba, utilizando as fibras óticas da ponte Rio Negro; também estão previstos acordos a serem firmados com a Embratel, para utilizar as fibras localizadas ao longo da BR-319, entre as cidades de Manaus e Porto Velho (Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Borba, Manicoré e Humaitá). Finalmente, há previsão do uso da fibra ótica da Amazonas Energia, que liga Manaus ao município de Presidente Figueiredo.

Como encaminhamento da reunião, o TJAM e a PRODAM estão elaborando a minuta de um acordo de cooperação técnica, que deverá firmar a parceria entre as duas instituições. Estiveram presentes na reunião, além do Desembargador Caminha e do Diretor Presidente da Prodam, Tiago Paiva, o Juiz de Direito Roberto Taketomi, os técnicos de TI do TJAM Breno Coroado e Airton Cortez, os assessores e técnicos da PRODAM Aristóbulo Araújo, Prisciane Henriques e Antônio Farias, Marcio Belmont e Guilherme Moraes.

Por Isabela Castro Catarino

Compartilhar
Artigo anterior
Amapá adota solução tecnológica desenvolvida pela PRODAM
Próximo artigo
Banco de Leite Humano ganha novos frascos doados por colaboradores da PRODAM

Artigos relacionados

Pular para o conteúdo