UEA divulga relatório sobre ferramenta online desenvolvida pela PRODAM

A Universidade do Estado do Amazonas – UEA divulgou relatório sobre os benefícios da ferramenta eletrônica online PIT/RIT utilizada há quase dois anos para mapear e controlar as atividades executadas pelos professores durante o período acadêmico. O Plano Individual de Trabalho (PIT) e o Relatório Individual de Trabalho (RIT) foram desenvolvidos pela PRODAM para tornar a tarefa diária dos docentes mais prática e controlada de forma digital.

De acordo com um relatório sobre o PIT/RIT divulgado pela Pró-Reitoria de Planejamento da UEA, da Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Institucional (CAAI), em 2017 foi realizado um trabalho com docentes das unidades acadêmicas no sentido de propor ao Conselho Universitário – CONSUNIV “uma resolução que tratasse das atividades a serem realizadas pelos docentes e o cômputo semanal de cada uma delas”, como é citado no documento.

Após reuniões com o Conselho e aprovação de proposta, tornou-se obrigatório o preenchimento das informações pelos docentes, sendo que cada professor já sabe hoje quais informações deve incluir no sistema. Entre os principais benefícios da plataforma levantados pela reitoria estão: – a possibilidade de se saber quantos docentes atuam em cada unidade acadêmica e suas cargas horárias; – a maior participação dos docentes em atividades extraclasse; – o conhecimento por parte dos professores da importância do PIT e do RIT para a Instituição; e – o suporte ao processo de decisão da gestão acadêmica.

“O principal ganho do sistema é o controle da gestão sobre as horas trabalhadas pelo professor”, contou o colaborador Jonatas Costa (DIDES), que esteve à frente do desenvolvimento do projeto. Ele explicou que, além de mostrar o tempo máximo e mínimo em sala de aula, o PIT/RIT online também informa as disciplinas, atividades extraclasse, projetos de pesquisa, participação em eventos e outras informações do professor, que devem ser preenchidas e validadas pela gestão da faculdade.

Antes e depois – PIT/RIT

“Antes, toda informação era colocada em planilhas de Excel e tinha-se a dificuldade de viabilizar e analisar todos os dados preenchidos pelos professores. O PIT/RIT online veio como uma forma de controlar o planejamento e execução das atividades, sobretudo das cargas horárias dos professores. O aperfeiçoamento deste quesito trouxe uma visível economia para a universidade, pois diminuiu as contratações de professores substitutos”, afirmou.

Ao acessar a ferramenta online, o professor da instituição preenche as informações solicitadas, que casam diretamente com o sistema acadêmico de ensino da UEA, que incorpora as disciplinas e turmas. Após o preenchimento, os gestores podem aprovar as informações, ou, no caso de erros e possíveis ajustes, pedir para que os professores corrijam ou acrescentem dados.

De acordo com Jonatas, após a aprovação das informações solicitadas, os gestores podem gerar um relatório geral, que torna ainda mais prática a análise e o arquivamento desses documentos. “Nossa ideia é que, futuramente, esses dados se tornem públicos. Hoje a gestão está sobrecarregada fazendo toda essa verificação, e, ao tornar o PIT/RIT visível a todos, em especial aos alunos, qualquer um poderá questionar algum possível conflito de informação”, disse.

Compartilhar
Artigo anterior
PRODAM recebe visita de alunos de Relações Públicas da UFAM
Próximo artigo
Prodam divulga última versão do Direcionamento Estratégico para 2018

Artigos relacionados

Pular para o conteúdo