A Secretaria de Estado do Direito das Pessoas com Deficiência (Seped) começou a utilizar, nesta semana, o Sistema de Acompanhamento e Controle de Documentos na Web (SPROweb), que permite aos órgãos estaduais realizarem o acompanhamento e controle de todos os documentos protocolados. “Com a adoção do novo sistema, a tramitação dos processos ganha maior transparência, agilidade e eficácia”, destaca a secretária executiva adjunta da Seped, Vera Lúcia Marques.
Com o SPROweb, a Seped poderá fazer a localização virtual de documentos físicos e acompanhar o status do seu atendimento ou do processo em andamento, tudo através do número de protocolo cadastrado no sistema.
Desenvolvido pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S.A. (Prodam), o SPROweb já vem sendo utilizado com sucesso por cerca de 30 instituições públicas do estado, dentre elas, a Casa Civil, o Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) e a Controladoria Geral do Estado. A expectativa, de acordo com o diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, é que a partir deste ano haja uma adesão ainda maior, o que permitirá maior transparência das atividades executadas pelas entidades públicas.
A supervisora de Implantação de Sistemas da Prodam, Vera Costa, explica que os usuários do sistema Sproweb recebem treinamento para conhecer todos os recursos da aplicação. Durante o acompanhamento da implantação do sistema, que dura em média três semanas, uma equipe técnica da Prodam faz o acompanhamento, para orientar e tirar dúvidas dos usuários.
Segundo Fábio Coutinho, chefe da Divisão de Produtos e Negócios da Prodam, por conta da demanda, atualmente está sendo estudada a possibilidade do sistema também fazer a digitalização dos documentos. Isso permitirá aumentar o acesso a informações de qualidade, em tempo real, para a tomada de decisões.