Amazonas ganha Portal da Transparência desenvolvido pela PRODAM

Imagem17Já está disponível o Portal da Transparência (www.transparencia.am.gov.br), uma nova ferramenta, desenvolvida pela PRODAM, que permite ao cidadão acompanhar as receitas e despesas do Poder Público e dos órgãos governamentais, além dos repasses de recursos entre eles. Também no Portal, o cidadão fica informado sobre contratos, licitações, compras e salários de servidores públicos.

O Portal da Transparência vem para consolidar a política de informação e transparência no Amazonas, de acordo com a premissa da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), que assegura ao cidadão o direito de receber informações sobre a Administração Pública.

O assessor da presidência e líder do projeto de transparência na PRODAM, Renato Borges, aponta que a ideia não é apenas cumprir a Lei, mas sim, aumentar a transparência da gestão do governo e ainda facilitar o acesso da população às políticas públicas do Estado.

“O cidadão poderá acompanhar como os recursos públicos estão sendo utilizados e ajudar a fiscalizar. Além disso, ainda poderá encaminhar pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Executivo do Governo do Amazonas”, informa Borges.

Ele explica que através do Sistema de Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) (acessoainformacao.am.gov.br),

além de fazer o pedido, o cidadão também poderá acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado na solicitação, entrar com recursos, caso a informação seja negada, e ainda apresentar reclamações, tudo sem burocracia.

Responsável pela gerência do e-SIC, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) informa que o prazo de resposta é de 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias, caso necessário, sempre com comunicação prévia ao requerente da informação. Para a ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, o serviço torna as ações da Administração Estadual ainda mais transparentes à sociedade de forma rápida, acessível e descomplicada.

“O e-SIC permite a qualquer pessoa de forma rápida e sem complicações ter acesso a informações sobre as ações da Administração Estadual. Os pedidos de informações também podem ser feitos de forma presencial em qualquer órgão da administração estadual e nos postos de ouvidoria situados nos PACs”, afirmou a ouvidora.

Já o monitoramento das informações ficará a cargo da Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE). “Dentro dessa nova fase da Transparência implementada pelo Decreto 36.819/2016 na Administração Pública Estadual, nós iremos acompanhar se os órgãos estão alimentando as informações devidamente”, disse o subcontrolador geral adjunto, Rogério Sá Nogueira, que acredita que a parceria entre os órgãos envolvidos no Portal devem garantir a celeridade das informações e ajudar no combate à corrupção.

 

Compartilhar
Artigo anterior
PRODAM faz migração inédita de parque computacional; conheça o case de sucesso da FAPEAM
Próximo artigo
PRODAM dá boas-vindas aos primeiros convocados do Processo Seletivo de Estágio

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo