Representantes de 49 órgãos da administração pública estadual estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (5), no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para participar da primeira edição do Encontro de Gestores Estaduais de Tecnologia da Informação, promovido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam).
Durante o evento, os participantes conheceram o Plano de Ação dos projetos prioritários que a Prodam está desenvolvendo para viabilizar a transformação digital do Governo estadual, como a implantação do sistema de Voz sobre Protocolo de Internet (VOIP) entre os órgãos públicos, que contribuirá para redução de custos das entidades públicas estaduais com telefonia.
Outro projeto apresentado foi a solução de gestão eletrônica de documentos e processos administrativos. “Uma das primeiras ações para promover a transformação digital no governo é tornar eletrônico os processos administrativos que ainda fazem uso do papel. A Prodam já está estudando a melhor solução para implementar a gestão eletrônica de documentos nos órgãos estaduais”, afirmou o assessor da presidência da Prodam, Aristóbulo Angelim.
Importância da TIC – Na palestra realizada pelo diretor técnico da Prodam, Heleno Ferreira, ele detalhou a função estratégica da Prodam para o Amazonas, dando ênfase a dados que mostram como o investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação é relevante para o Governo.
“Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação aponta que cada R$1 investido pelos governos em TIC, representa uma economia de até R$ 9,95. Além da redução custos, é comprovado ainda o aumento na eficiência em gastos governamentais”, concluiu Heleno.
Já o titular da Divisão de Produtos e Marketing da PRODAM, Renato Borges, apresentou o portfólio da Empresa. Os participantes conheceram algumas das soluções de conectividade e de comunicação oferecidos pela Empresa, além dos aplicativos e sistemas administrativos e de informação desenvolvidos pela PRODAM. Renato Borges apresentou ainda, por meio de vídeo, o data center da Empresa.
Encerrando a manhã de palestras, o assessor Salim David apresentou a evolução tecnológica da Empresa, mostrando as diferentes etapas percorridas pela PRODAM até chegar à fase atual de virtualização dos processos, serviços em nuvem, hiperconvergência e avanço de serviços para dispositivos móveis. O assessor destacou ainda a alta capacidade e segurança que a Empresa mantém para armazenar os dados e processar as informações estratégicas de todo o Estado.
O diretor-presidente da PRODAM, João Guilherme de Moraes Silva, encerrou oficialmente o evento, garantindo a continuidade de novos encontros.
“Esse foi o primeiro de muitos eventos que pretendemos realizar para alinhar as ações de TIC do Estado, viabilizando a transformação digital do Amazonas”, encerrou Guilherme.