Vice-governador e presidente da Prodam viajam a Brasília em busca de soluções de telecomunicações para o interior do Amazonas

O vice-governador, Carlos Almeida, e o diretor presidente da Prodam, João Guilherme Moraes Silva, se reúnem nesta quarta-feira (13) com o presidente da Telebras, Waldemar Gonçalvez Ortunho Junior. Na pauta da reunião estão o programa “Internet para todos”, lançado pelo Governo Federal em dezembro do ano passado, e o projeto Gasoduto Coari-Manaus.

O projeto Gasoduto Coari-Manaus é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado do Amazonas e Telebras, assinado em 2012. Atualmente, apenas os municípios de Iranduba e Manacapuru já contam com a conectividade advinda do gasoduto. “Esperamos, nessa reunião com o presidente da Telebras, conseguir a liberação da rede nos municípios de Caapiranga, Anori, Codajás e Coari”, informou o diretor presidente da Prodam, João Guilherme.

Outro assunto que será tratado durante a reunião é a liberação do uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em 4 de maio de 2018, pelo Governo Federal, para utilização pelas unidades de saúde do interior e demais órgãos estaduais.

O SDGC vai possibilitar a operação do programa “Internet para todos”, iniciativa do Governo Federal, para levar conectividade às localidades sem internet banda larga, em todo o País. “Queremos nos antecipar e garantir que as unidades de saúde e os órgãos públicos que funcionam nas sedes dos municípios tenham acesso à conectividade. Essa ação vai conferir mais qualidade e maior eficiência ao atendimento dos usuários do sistema de saúde no interior e também à gestão pública”, explicou Guilherme.

Metromao – Além da reunião com a Telebras, o vice-governador e o presidente da Prodam também têm uma agenda com os dirigentes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa para tratar sobre a gestão e a manutenção da Rede MetroMao, uma rede de fibra ótica que atualmente possui 80 quilômetros de extensão e conecta órgãos públicos e instituição de ensino e pesquisa, em Manaus. “Nossa intenção é renegociar um novo termo de cooperação técnica que contemple a revitalização e a manutenção da MetroMao, além da recomposição dos comitês gestores e técnicos da rede”, afirmou João Guilherme.

Compartilhar
Artigo anterior
Presidente da Prodam é eleito diretor de tecnologia da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação
Próximo artigo
Encontro promovido pela PRODAM reúne mais de 80 gestores e técnicos da área de TIC pública do Estado

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo