Primeira reunião itinerante do Comitê Gestor da Internet será realizada em Manaus

A capital amazonense foi o local escolhido para sediar a primeira reunião itinerante do Comitê Gestor daInternet no Brasil (CGI.br), órgão responsável por coordenar e estabelecer as diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da rede mundial de computadores no país. Marcada para os dias 10 e 11 de setembro, o evento será realizado no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Escola do Legislativo (sede da Assembleia Legislativa do Estado), e contará com apresença de representantes do governo, do segmento empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica.

Durante o encontro serão discutidos temas como o modelo brasileiro de governança da Internet, neutralidade da rede, os princípios e o Marco Civil da Internet, cujo objetivo é estabelecer direitos e deveres dos usuários e dos provedores, definir os princípios para o uso da rede de computadores no Brasil e determinar as diretrizes para atuação da União, Estados e municípios em relação ao assunto.

A decisão de trazer o evento para Manaus atendeu ao convite feito pelo secretário de Estado de Ciência,Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena, que possui assento no CGI na condição depresidente do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). “O fato dessa primeira reunião itinerante do CGI acontecer, em Manaus, não é algo gratuito. Isso ocorre devido ao avanço da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Amazonas, resultado da decisão do Governodo Estado de incrementar a área”, afirma o secretário. “Nós estamos colhendo os frutos do que vem sendo feito ao longo dos últimos 10 anos”, completou.

Está confirmada a participação do secretário de Política de Informática do MCTI e coordenador do CGI.br, Virgílio deAlmeida. Além da presença de pessoas diretamente envolvidas com as ações do CGI, o secretário de CT&I, Odenildo Sena, chama a atenção para a importância da participação da sociedade em geral a fim de enriquecer os debates. “Hoje em dia, tudo tem a ver com a internet. Então, o que queremos, nessa reunião, é envolver a comunidade em geral para conhecer o trabalho desenvolvido pelo órgão e dar a sua opinião a respeito desse assunto, que é de extrema relevância para todos, salientou.

Para a realização da reunião, que será transmitida ao vivo pela Internet, o CGi.br e a SECTI-AM contam com a parceria da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM). De acordo com o diretor técnico da PRODAM, Alexandre Guimarães, o evento é um marco simbólico e importantíssimo para o Estado. Segundo ele, trata-se de uma demonstração para os amazonenses, em especial para os gestores de TI(Tecnologia da Informação), de que o comitê está preocupado com o desenvolvimento e a ampliação do uso da Internet na Amazônia. “De modo geral, essa reunião representa a busca do comitê por uma Internet cada vez melhor, mais ampla, democrática e acessível para a maior parte da população. Por essa razão, sediar esse evento é motivo de muito orgulho e satisfação”, enfatizou. Os interessados podem participar gratuitamente do evento. Informações pelo telefone 4009-8100.

Sobre o CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado pela Portaria Interministerial nº 147, de 31 de maio de 1995, e alterada pelo Decreto Presidencial nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Composto por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica, o CGI.br representa um modelo de governança na Internet pioneiro, com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia.

Programação:

Segunda-feira (10/09) – Horário: 14h às 18h
Abertura
Modelo brasileiro de Governança da Internet;
Marco Civil da Internet;
Neutralidade da Rede;
Os princípios da Internet Brasileira.

Terça-feira (11/09) – Horário: 9h às 11h
Pesquisas sobre Uso de TICs, focando principalmente a região Norte, a
cargo do CETIC.br;
Padrões web, acessibilidade e dados abertos -W3C Brasil;
Apresentação geral dos projetos SIMET, PTT e IPv6;
DNSSEC, Espelhos da raiz do Brasil, subdomínios especiais, como
eco.br,a cargo do Registro.br;
Cartilha Segurança, Porta25, sob responsabilidade do CERT.br.

 Fonte: CIÊNCIAemPAUTA/SECTI-AM, por Lisângela Costa

Compartilhar
Artigo anterior
PRODAM conclui mapeamento inédito no Governo do Amazonas
Próximo artigo
Secretarias estaduais do AM debatem projeto de criação da Região Metropolitana Digital

Artigos relacionados

Indisponibilidade Temporária de Ligações Externas

Pular para o conteúdo