A empresa Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM) concluiu em agosto um trabalho inédito, no Governo do Amazonas, de mapeamento dos processos de gestão de pessoas. A ação tem como foco a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).
Coordenado pelo setor de Organização e Métodos, responsável por levantar, analisar, padronizar e elaborar normas e manuais administrativos, o mapeamento começou a ser discutido em outubro de 2010, em um trabalho envolvendo PRODAM, Seduc e a consultoria Bain Company.
Foram mapeados 32 processos da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Seduc, com mais de 200 documentos coletados e digitalizados, até chegar à coleção de todos os processos de gestão de pessoas, do concurso à nomeação de servidores, da gestão de pagamentos à lotação de professores em sala de aula, do acompanhamento de estágio à aposentadoria.
Os processos mapeados envolvem órgãos da administração estadual, como a Secretaria de Administração (Sead), Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e os diversos serviços de gabinete envolvidos. O mapeamento do fluxo de documentos e informações permitiu a identificação de falhas burocráticas e a otimização do trâmite de todos os processos da DGP.
Com a implementação das melhorias propostas, concursos públicos, processos seletivos e os afastamentos ficarão mais simples e documentados. Com o mapeamento dos processos, o sistema de acompanhamento de estágio probatório, por exemplo, será o mais completo e detalhado do País.
Processos decisórios, antes tramitados entre diversos setores, foram ‘enxugados’ e, implantados, vão significar um atendimento mais rápido ao público e às demandas da administração.
As informações ajudarão as equipes de analistas da PRODAM a implementar as melhorias nos sistemas de pagamento e de gestão escolar do Estado.
Por Três Comunicações