PRODAM falou sobre viabilidade das cidades digitais no interior do Amazonas na Feira do Polo Digital de Manaus

“É possível implementar cidades digitais nos municípios do interior do amazonas?”. Com essa provocação, o diretor-presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) iniciou sua fala, ontem (17), na Feira do Polo Digital de Manaus.

De acordo com João Guilherme não é possível pensar em cidades digitais ou inteligentes sem dotar o interior do Amazonas de uma infraestrutura de telecomunicações. “É urgente que a população do interior do nosso estado tenha acesso aos serviços públicos com a mesma qualidade e rapidez da capital. Mas isso só será possível quando a banda larga chegar a todos os municípios”, afirmou.
Para conectar o Amazonas, o Governo do Estado está investindo no projeto Rede Estadual de Comunicações. Atualmente, funcionam na Região Metropolitana de Manaus (RMM) as redes Metromao, Linhão de Tucuruí, Gasoduto Coari-Manaus, Telebras, Embratel, RNP e OI.

“A meta do Governo do Amazonas é integrar todas essas redes constituindo a Rede Estadual de Comunicações, mas elas, por enquanto, não cobrem todo o Amazonas”, afirmou João Guilherme, destacando que por esse motivo todas as iniciativas, sejam de governos, Exército, iniciativa privada e universidade, são bem-vindas e devem unir forças e recursos em prol da população do Amazonas. 
Amazônia Conectada – De acordo com o presidente da Prodam, a solução mais viável é o projeto Amazônia Conectada que prevê, apenas no estado do Amazonas o lançamento de 9 mil quilômetros de fibra, distribuídas em seis infovias: rio Solimões, rio Negro, rio Madeira, rio Juruá, rio Japurá e rio Purus. Atualmente, por meio da infovia do rio Solimões, a fibra já interliga Manaus a Tefé e, pelo rio Negro, a capital amazonense está conectada ao município de Novo Airão, resultando em 10% do total do projeto.

Stand PRODAM

A PRODAM esteve na 2ª Feira do Polo Digital de Manaus, que aconteceu de 15 a 17 de outubro, no Studio 5, com o tema Manaus Inteligente.

Um time formado por colaboradores da Prodam, das áreas de marketing, negócios, desenvolvimento e comunicação, estiveram presentes no estande, orientando os visitantes e apresentando as soluções desenvolvidas pela Empresa.

 

 

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