Sistema de Gestão de Documentos é oficializado para tornar mais eficiente, transparente e econômica a comunicação entre órgãos estaduais

O governador Wilson Lima oficializou o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (SIGED) no executivo estadual. O Siged irá ser o suporte tecnológico ao Sistema de Arquivo e Gestão de Documentos do Estado do Amazonas (SAGED-AM) e também tornará mais eficiente e econômica a comunicação entre os órgãos do governo.

O SIGED, desenvolvido e cedido gratuitamente pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), será de utilização obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta, autarquia e fundações, sendo facultativo às empresas estatais. A implantação será gradativa, com prazo máximo de 8 meses.

No Decreto nº 42.727, de 8 de setembro, também atribuiu ao Núcleo Gestor formado pelas Secretarias de Administração e Gestão (Sead) e de Fazenda (Sefaz), assim como pela empresa de Processamento de Dados do Amazonas S.A (Prodam), o planejamento e acompanhamento da implantação do SIGED em todas as instituições.

Segundo a Sefaz, atualmente, 15 órgãos estaduais já avançaram na implantação do SIGED. Entre eles estão Comissão Geral de Licitação (CGL), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nestes, os processos já rodam eletronicamente, eliminando papel e conferindo mais segurança na tramitação. “Nossos técnicos da tecnologia da informação desenvolveram essa importante ferramenta de gestão, onde os processos são tratados de forma digital, o que confere maior segurança, além de eliminar o uso de papel e trazer maior agilidade e economicidade à tramitação dos documentos, gerando assim mais eficiência aos serviços prestados à população”, informa o secretário de fazenda estadual, Alex Del Giglio.

A Prodam será responsável pela hospedagem e suporte técnico do sistema, garantindo a disponibilidade e a integridade das informações que serão processadas no SIGED. Além disso, a Empresa já destacou uma equipe de técnicos que irão se especializar no sistema, permitindo que, num futuro próximo, seja possível realizar manutenções corretivas e evolutivas na solução.

Sead – A Sead fará, por meio de dotação específica, a gestão orçamentária e financeira da implantação, hospedagem, suporte e manutenção contínua do SIGED, com formalização de contrato com a Prodam. A migração dos processos em meio físico para o sistema será normatizada por meio de Instrução Normativa da Sead.

“Além das normas e diretrizes para a gestão de documentos, a Sead irá disponibilizar e manter treinamento contínuo do Siged através da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento, a Esasp”, disse a secretária Inês Carolina Simonetti. A titular da Sead destaca ainda que o Arquivo Público do Estado do Amazonas (Apeam) será responsável pela parametrização e atualização da classificação e avaliação arquivística”, destacou Inês Simonetti.

Para a secretária, com os órgãos públicos estaduais implantando o SIGED, o principal ganho é a celeridade na tramitação dos processos para os usuários dos serviços. “Com a redução da emissão de documentação física, a gestão ganha modernidade, agilidade, transparência e credibilidade na administração pública. O maior impacto será na redução de custos, com a economia de papel e combustível, ampliando a sustentabilidade”, ressaltou Inês Simonetti.

Compartilhar
Artigo anterior
Supervisão de Trânsito da Prodam implementa novidades para facilitar a vida dos usuários dos serviços de trânsito
Próximo artigo
Novo Airão recebe sinal de Internet do Amazônia Conectada

Artigos relacionados

Atualização do Aplicativo Portal do Servidor

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que o aplicativo Portal do Servidor está atualmente em processo de atualização na plataforma Apple Store e, por esse motivo, está temporariamente indisponível. 

Todos os serviços oferecidos no aplicativo podem ser acessados normalmente no site: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/. O acesso ao perfil do servidor é realizado utilizando as mesmas credenciais de login e senha do aplicativo.

Pular para o conteúdo